Truques para não ingerir açúcar a mais

O açúcar está cada vez mais presente nos alimentos que chegam à nossa mesa, até nos mais insuspeitos como é o caso do pão ou do molho de tomate que comprou para preparar o jantar. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, os açúcares devem corresponder apenas a 10% das calorias que ingerimos num dia (cerca de 50g).

O que pode fazer para não ultrapassar os níveis recomendados?
- Leia bem os rótulos e a lista de ingredientes. O açúcar pode aparecer sob a forma de diferentes nomes: sacarina, sacarose, aspartame, sorbitol, xilitol… Para além disso, se este ingrediente estiver entre os três primeiros da lista significa que há uma grande percentagem presente no produto. Um motivo mais do que suficiente para voltar a pô-lo na prateleira.

- Evite refrigerantes, comidas pré-cozinhadas (take-away), alimentos processados (fiambre/salsichas), temperos, molhos… até mesmo alguns iogurtes, por mais saudáveis que lhe pareçam, têm uma grande quantidade de açúcares.

- Troque os cereais de pequeno-almoço cheios de açúcar por alternativas mais naturais, saudáveis e saciantes. É o caso da aveia, espelta ou quinoa. 

- Reduza a quantidade de açúcar que usa no café, chá ou até mesmo nos doces que faz em casa.

- Prepare águas aromatizadas ou chá frio caseiro nos dias de maior calor.

- Coma mais vezes ao dia, idealmente de 3 em 3 horas, de forma a manter o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue

Tópicos: 
Dicas úteis