Saiba que cuidados especiais deve ter com as articulações em época de frio e humidade

Neste inverno saiba como pode reduzir a dor e melhorar a sua mobilidade articular. 

A saúde das nossas articulações está muito associada ao nosso estilo de vida e por isso é importante tomarmos as decisões certas. O inverno, com temperaturas mais baixas e maiores níveis de humidade pode requerer uma atenção especial neste campo.

Sabia que o exercício físico foi dos poucos tratamentos estudados que obteve resultados consistentemente positivos para a redução da dor e melhoria da mobilidade articular?  

No entanto não se deixe iludir ao achar que os efeitos benéficos se fazem sentir ao final de apenas uns dias de caminhadas. Esta prática de exercício deve ser regular e alternada com outros hábitos igualmente saudáveis como uma alimentação correta e variada. A combinação destes fatores e outros, como calçado e roupa adequada, vai ajudar a prevenir e aliviar as dores neste inverno, melhorar a capacidade funcional e evitar o agravamento de lesões que possam já existir.

Algumas atividades físicas são inclusivamente recomendadas para minimizar a incapacidade dos movimentos e evitar a progressão de patologias articulares, desde que sejam naturalmente adequadas a cada caso.

Os exercícios dentro de água, por exemplo, como a hidroterapia e a hidroginástica, são dos mais benéficos uma vez que dentro de água o nosso corpo pesa menos e a água quente das piscinas relaxa os músculos, facilitando os movimentos e contornando a dor. Sendo atividades indoor, permitem uma prática continuada mesmo com mau tempo.

Contrariamente, atividades como o step, a corrida ou a musculação com grandes cargas devem ser evitadas porque podem ser violentas para as nossas articulações. 

Tópicos: 
Dicas úteis