Quão importante é a água para o nosso corpo

Todos nós já ouvimos falar o quão importante a água é para o nosso corpo. Há também quem desconheça as funções da água no nosso organismo.

Todos nós já ouvimos falar o quão importante a água é para o nosso corpo. Há também quem desconheça as funções da água no nosso organismo.

Além de fornecer oxigénio e nutrientes essenciais às células através do sangue, a água ajuda o corpo a regular a temperatura corporal; lubrificar os músculos e articulações; manter o nível de energia, reduzir o cansaço e a proteger o organismo contra o envelhecimento.

Importante manter em mente que não é preciso sentir sede para ficarmos desidratados. No verão, quando nos expomos a altas temperaturas, a hidratação é fundamental para a saúde. Infelizmente, alguns hábitos alimentares e tipos de bebidas que consumimos aumentam o risco de desidratação. Beber muitos refrigerantes açucarados, por exemplo, pode levar à desidratação mais rapidamente.

Em tempo quente e seco e principalmente para as pessoas que praticam exercício físico, o consumo de água deve aumentar. Devemos beber um mínimo de oito a dez copos de água (ou chá) por dia, nesta época de muito calor.

Seguem algumas dicas para nos mantermos bem hidratados:

  • Mantenha uma garrafa ou copos de água à mão. Levar sempre uma garrafa de água quando estiver fora de casa.
  • Aumente a ingestão de água, especialmente quando fizer exercício físico. Beber um copo de água antes dos exercícios e um copo a cada 15 a 20 minutos ao longo dos exercícios físicos.
  • Dê preferência, durante o verão, a certos alimentos com alta percentagem de água, que podem ser uma grande fonte de hidratação, como, por exemplo, alface, agrião, brócolos, couve, couve-flor, espinafre, pepino, pimentão, repolho, rúcula, tomate, laranjas, melancia, sumo sem açúcar, água de coco, uva, maçã, morango, kiwi, limão, abacaxi, entre outros.
  • Evite refrigerantes e alimentos açucarados.
Tópicos: 
Dicas úteis
Consentimento de cookies