Poluição doméstica

A poluição nem sempre está associada ao ambiente exterior, alguns produtos que tem em casa deixam o ar poluído e por vezes podem ser prejudiciais para o organismo. Muitos produtos tóxicos apresentam níveis 2 a 5 vezes maiores dentro de casa do que na rua.

Os efeitos da exposição à poluição doméstica podem surgir imediatamente ou levar anos até se manifestar. Os efeitos mais imediatos incluem irritação dos olhos, nariz e garganta, dores de cabeça e em geral são temporários e tratáveis.

As soluções para esta questão envolvem medidas como controlar ou eliminar a fonte poluente e aumentar a ventilação. Para ficar com alguma noção de elementos que possam contribuir para a poluição do ambiente identificámos alguns:

Tapetes

São uma boa solução para deixar o ambiente mais bonito e acolhedor, mas também ótimos para guardar poeira e micróbios. Limpá-los constantemente pode ajudar a diminuir os riscos.

Purificadores de ar

Alguns purificadores soltam ozono enquanto limpam o ar, o que pode ser prejudicial para a saúde e que pode dar origem a doenças crônicas do pulmão, como bronquite, enfisema e asma.

Velas

Este artigo de decoração deixa a casa ainda mais bonita e cheirosa, mas ao mesmo tempo liberta partículas e moléculas voláteis que prejudicam a qualidade do ar que respiramos nas nossas casas. Se gosta de velas opte pelas de cera de abelha ou óleos vegetais - possuem produtos naturais e menos nocivos.

Tópicos: 
Dicas úteis
Consentimento de cookies