Os sinais de carência de vitaminas

As vitaminas atuam como fatores importantes de todas as reações que ocorrem em nosso organismo, contudo se não consumirmos vitaminas diariamente o corpo poderá ter várias dificuldades em cumprir as suas funções normais.

Assim, quando essas vitaminas estão em falta, o corpo dá-nos sinais constantes de que algo está em falta. Apenas é preciso estar atentos aos sinais:

- Fissuras junto dos cantos da boca – este problema pode indicar falta de ferro, zinco e vitaminas do complexo B. Comer mais frango, salmão, atum, ovos, amendoins, leguminosas e lentilhas pode ajudar a resolver esta deficiência.

- Perda de cabelo – escassez de biotina (B7). Para repor os níveis desta vitamina, o ideal é comer ovos cozidos (nunca crus), salmão, abacate, cogumelos, couve-flor, nozes, framboesas, banana e soja.

- Borbulhas – a falta de ácidos gordos essenciais e vitaminas A e D é a causa. Nestes casos, deve ser ingerida mais gordura saudável, como o azeite, salmão, sardinha, nozes, amêndoas, linhaça e sementes de chia e cânhamo. Também deve ser reforçada a ingestão de alimentos ricos em vitamina A e em vitamina D.

- Cãibras musculares e pontadas em várias partes do corpo – a carência de magnésio, cálcio e potássio podem levar a estes problemas. Para compensar esta escassez vitamínica, nada melhor do que comer bananas, amêndoas, avelãs e legumes de folha verde escura.

Fonte: MelhorcomSaúde

Tópicos: 
Dicas úteis
Consentimento de cookies