Os efeitos do sol no cabelo

Sabia que os raios UV são prejudiciais não só à sua pele mas para o seu cabelo?

Este efeito nocivo deve-se ao facto de a exposição solar agredir o couro cabeludo e causar a perda de proteínas essenciais, como a queratina, responsável pela proteção das cutículas (camada externa do fio de cabelo). Após vários dias de exposição ao sol na praia, por exemplo, é possível que os raios ultravioletas danifiquem gravemente as cutículas e que o cabelo se torne frágil, sem brilho, seco e quebradiço.

É aconselhado o uso de chapéu ou boné em dias de sol evitando a exposição nas horas de maior calor. Existem ainda alguns produtos protetores de cabelo que pode adquirir para amenizar os efeitos do sol. Se além da praia costuma frequentar ainda piscinas com cloro saiba que este produto também seca o couro cabeludo, tal como o sal do mar. Nestes casos lavar bem o cabelo livrando-se dos resíduos e fazer uma correta hidratação é importante.

À parte disto não se esqueça de proteger toda a pele com protetor solar e não apenas nos dias em que vai à praia, mas sempre que sai de casa em dias de sol. Uma queimadura solar (apenas uma) aumenta para o dobro o risco de vir a adquirir uma doença cancerígena da pele.

Tópicos: 
Dicas úteis
Consentimento de cookies