Os benefícios de uma alimentação saudável

Há alguns alimentos chave que podem ajudar a reforçar a sua imunidade (defesa do organismo).

Os benefícios de uma alimentação saudável

Mas não se esqueça que a alimentação saudável deve ser COMPLETA, EQUILIBRADA e VARIADA, ou seja deve incluir estes alimentos na sua alimentação de forma correta e não abusiva.

Todas as vitaminas e minerais são importantes para o bom funcionamento do sistema imunitário, sendo que um défice em qualquer nutriente irá comprometer o normal funcionamento.

– Vitamina C

A vitamina C é provavelmente a vitamina a mais pesquisada quando se trata de imunidade, sendo várias as frutas e os legumes apresentam um bom teor de vitamina C – laranja, toranja, kiwi, papaia, morangos, espargos, brócolos, couve-de-bruxelas.

– A Vitamina A

A vitamina A tem um poder antioxidante poderoso e importante para combater invasores nocivos ao organismo. Boas fontes desta vitamina são: batata-doce, cenoura, papaia, abóbora, espinafres.

– Vitamina E

A vitamina E é considerada um dos antioxidantes naturais mais eficazes, que protegem o corpo contra os radicais livres. As suas propriedades estimulantes da imunidade aumentam quando ela é fornecida em conjunto com o selénio. Encontra-se no gérmen de trigo, camarões, amêndoas, avelas, sementes de girassol.

– Selénio

O selénio é vital para o normal funcionamento do sistema imunitário e está presente, naturalmente, no arroz e pão integral, carne de aves, peixes (atum, ostras).

– Zinco

Apesar de necessário em apenas doses ínfimas, o Zinco é fundamental para a manutenção do sistema imunitário, estando presente em lacticínios, carnes vermelhas, ovos, ostras.
Há uma infinidade de alimentos (e nutrientes) que ajudam o seu sistema imunitário. Faça escolhas saudáveis e durma bem, pois a falta de sono compromete a saúde do seu sistema imunitário, tornando-o mais suscetível a infeções.

 

Fonte: movenotícias

Tópicos: 
Dicas úteis
Consentimento de cookies