Limpe os pulmões e Respire Melhor

Os nossos pulmões são dos órgãos mais vitais de que dispomos pois permitem a nossa respiração.

A sua principal função é fornecer oxigénio ao nosso sangue, fazendo chegar esse oxigénio a todas as nossas células.

Porém, nos dias que correm não conseguimos evitar fatores agressivos aos nossos pulmões, como é o caso do ar poluído ou saturado das cidades. Quem fuma agrava mais esta intoxicação dos seus pulmões e, gradualmente, respira pior, podendo agravar e muito a sua saúde.

Se quer saber como pode melhorar a sua qualidade de vida e ajudar os seus pulmões a serem mais limpos, de forma natural, veja as nossas dicas:

  1. Fazer exercício – Pode fazer o que mais gosta, seja correr, nadar, caminhar ou até dançar. Todos os tipos de exercício melhoram a sua respiração e limpam os seus pulmões. Os exercícios aeróbicos são os mais adequados para limpar os pulmões.
  2. Parar de fumar – Por razões óbvias, o tabaco é prejudicial à sua saúde em global e aos seus pulmões em particular. Com o tempo enquanto fumador os pulmões tendem a adquirir uma cor escura, nada saudável, em oposição à cor rosada de um pulmão saudável. Fumar pode levar ao cancro do pulmão, por isso, deixar este hábito é o maior passo que pode dar para respirar (e viver) melhor.
  3. Alho – Apesar do cheiro intenso que tem, o alho pode mesmo ajudar a limpar os pulmões, uma vez que abre os brônquios e permite que respire melhor.
  4. Vapor aromático – Do eucalipto ou do limão, em água quente, que pode inspirar e ajuda a limpar os pulmões.
  5. Reduzir consumo de gorduras – Em vez de uma alimentação rica em gorduras opte pelos legumes e frutas ricas em antioxidantes, limpa os pulmões e sentir-se-á muito melhor.
  6. Evitar a poluição – Passeie em espaços verdes, sempre que possa e evite o ar carregado e poluído da cidade.
  7. Exercícios respiratórios – Existem alguns exercícios respiratórios que pode fazer, alguns deles aprendem-se na Yoga, por exemplo. Mas existem outros que qualquer pessoa pode fazer, já falados aqui.
Tópicos: 
Dicas úteis
Consentimento de cookies