Lavar as mãos ajuda a prevenir

Com a chegada do inverno, época de maior transmissão do vírus da gripe, é importante reforçar a necessidade de cuidados básicos de higiene para afastar a doença.

Lavar as mãos com frequência ajuda a manter longe as constipações, quando as pessoas doentes tossem ou espirram, pequenas gotí­culas que contêm o vírus da constipação salpicam para as superfícies. E muitas vezes apanhamos esses vírus quando tocamos nessas superfícies.

É muito frequente a pessoa por a mão à frente da boca quando tosse ou espirra, muitas vezes a pessoa toca numa maçaneta, num botão de elevador, num corrimão de escada e a outra pessoa que toca naquela mesma superfície pode-se contaminar com o vírus. Então, lavar as mãos várias vezes ao dia é a mais básica e mais eficiente maneira de se proteger contra a gripe ou constipações.

Práticas simples como esta são eficazes para a prevenção de muitas doenças e ainda há outras recomendações necessárias como cobrir a boca com o antebraço ou com lenço de papel quando tosse ou espirra. As mãos são veículos de transmissão, portanto não devem estar em contacto com a boca ou com o nariz.

Tópicos: 
Dicas úteis
Consentimento de cookies