Dislexia: o que é?

Sabe o que é a dislexia? Trata-se principalmente uma incapacidade específica da aprendizagem baseada na linguagem.

Esta anomalia interfere na aprendizagem das palavras e da leitura, apesar de a criança possuir uma inteligência média ou acima da média, uma motivação adequada, oportunidades educativas adequadas e uma visão e audição normais. A dislexia têm tendência a apresentar-se no seio de uma mesma família e acontece mais em rapazes do que em raparigas. Esta anomalia deve-se principalmente a deficiências do cérebro no processamento de sons e da linguagem falada. As deficiências existentes desde o nascimento afetam a descodificação das palavras e podem causar problemas na ortografia e na escrita. Sintomas e diagnóstico

As crianças em idade pré-escolar com dislexia podem começar a falar muito tarde, têm problemas de articulação das palavras e sentem dificuldade em recordar os nomes das letras, dos números e das cores. As crianças disléxicas costumam ter dificuldade em combinar os sons, rimar palavras, identificar as posições dos sons nas palavras, segmentar as palavras em sons e identificar o número de sons nas palavras. Os primeiros sinais da dislexia são a lentidão ou vacilação na escolha de palavras, a dificuldade em substituir uma palavra por outra e em denominar letras e desenhos. São frequentes os problemas de memória imediata para os sons e para colocá-los na ordem correta.

Muitas crianças com problemas de dislexia confundem letras e palavras com outras similares. É frequente inverterem as letras quando escrevem (por exemplo, on em vez de no) ou confundirem as letras (por exemplo d em vez de b).

Tratamento

O melhor tratamento é o ensino direto, que inclui aspetos multissensoriais. Este tipo de tratamento consiste em ensinar fonética com uma variedade de indicações, em geral separadamente, e, quando seja possível, dentro de um programa de leitura.

A instrução indireta também é útil. Geralmente consiste num treino para melhorar a pronúncia ou a compreensão da leitura. Ensinam-se as crianças a processar os sons através da combinação dos mesmos para formar palavras, separando as palavras em sílabas e identificando a posição dos sons nas palavras.

Em caso de suspeita de dislexia aconselha-se a ida ao médico.

Tópicos: 
Dicas úteis
Consentimento de cookies