Dicas para um regresso às aulas melhor

Setembro chegou e, com ele, o regresso ao trabalho e às aulas. Para os mais novos esta pode ser uma altura de maior stress ou ansiedade.

Este artigo dá-lhe algumas dicas de como pode preparar os seus filhos para voltarem à rotina:

  1. Adaptação de horários: É importante começar-se de uma forma gradual a adaptação ao antigo horário escolar. Vá habituando os seus filhos, aos poucos, a deitar-se mais cedo de modo a acordarem mais cedo.
  2. Rever a matéria: Estudar durante as férias, completando livros de revisão, por exemplo, é muito importante. Ler livros didáticos e escrever também é importante e não deve deixar que os seus filhos passem as férias sem o fazer.
  3. Material escolar: Compre tudo com antecedência e envolva os seus filhos nesta atividade. Desta forma, pode tornar-se uma atividade educativa e não stressante.
  4. Rever os amigos: É importante manter o contacto e rever os amigos da escola antes do grande dia. Combine um lanche ou passeio com os amigos da escola.
  5. Diversão nos primeiros dias: Não corte com a diversão da vida dos seus filhos logo nos primeiros dias de escola. Continuem a ter planos divertidos de fim-de-semana, vão à praia e à piscina e faça da mudança algo progressivo.
  6. Boa atitude: Não alimente a síndrome pós-férias e as eventuais queixas dos seus filhos. É algo normal e pode levar uma semana a passar, se tiver uma boa atitude demorará menos ainda.

Fonte: Observador

Tópicos: 
Dicas úteis
Consentimento de cookies