Dicas para se manter jovem

Hoje (12 de agosto) celebra-se o Dia Internacional da Juventude. Saiba neste artigo o que pode fazer para se manter jovem em todos os sentidos e mesmo com o passar dos anos, porque a juventude nunca foi só uma questão de idade.

Devem fazer parte da sua dieta:

  1. Os Legumes e Frutas são obrigatórios. Estes alimentos têm (mesmo) de fazer parte da sua alimentação e são fontes de juventude. Devido aos antioxidantes naturais da fruta e legumes os radicais livres, que em excesso fazem envelhecer mais depressa, são neutralizados. Dica: A Romã é um fruto responsável por renovar o colagénio da pele. As uvas também são um fruto ótimo para manter a pele jovem, pois contém resveratrol, que mantem a elasticidade da pele.
  2. Os Cereais integrais como arroz integral, quinoa, ou aveia são fontes de vitaminas, fibras e proteínas.
  3. Beba muita água. Já sabemos que somos compostos por água e os nossos órgãos precisam de água para funcionar corretamente. Se beber água terá uma melhor digestão, circulação dos fluidos corporais e a sua pele ficará instantaneamente com um aspeto mais saudável e jovem.
  4. Use protetor solar contra o envelhecimento da pele e possíveis doenças, como o melanoma e cancro da pele.
  5. Exercite-se, ria mais e durma bem. Faça isto tudo, pela ordem que quiser. Evite o stress, faça exercício físico com alguma regularidade, evite estar sentado horas seguidas e tente dormir 7 ou 8h por noite. Vai sentir-se melhor e ajudar o corpo a regenerar.

Deve evitar:

  1. Açúcar. Sabia que o açúcar é um dos grandes culpados do aparecimento das rugas? É verdade. Por fazer perder a elasticidade natural e enrijecer o colagénio. O açúcar dificulta a renovação das células e causa envelhecimento. Opte pelas frutas doces em vez de escolher os doces com açúcar processado.
  2. Álcool. Se consumido em excesso poderá afetar gravemente o fígado e destruir a vitamina B, deprimindo o sistema nervoso. Os efeitos do álcool a longo prazo são assustadores, nomeadamente no que trata da perda de ligações das células cerebrais, tornando o processo mental mais lento.
  3. Tabaco. Por razões óbvias deve evitar fumar pela sua saúde mas também pela dos outros, pois está provado que os fumadores passivos também podem ser afetados pelos efeitos do tabaco (ex: doenças respiratórias e outras).
  4. Cafeína. Apesar de ter os seus benefícios, o café contém cafeína e esta substancia além de ser aditiva, causa fadiga emocional e consome cálcio, magnésio e fósforo por ser diurética. Existem alguns casos de aumento da tensão arterial.
  5. Alimentos processados e gorduras saturadas: Comida com muitos aditivos são de evitar. Também os fritos e os bolos, porque criam radicais livres, que ferem as membranas celulares e o próprio ADN. Além disso, aumentam o colesterol e potenciam casos de obesidade.
     
Tópicos: 
Dicas úteis
Consentimento de cookies