Cuidar da pele

A pele não requer cuidados apenas no verão, devemos prestar a devida atenção à sua proteção nesta altura do ano. Com a chegada do inverno, o frio, o vento, mudanças bruscas de temperaturae o ar seco nos lugares fechados diminuem as suas defesas naturais e consequentemente alteram-se também as exigências.

O organismo reage ao frio, irrigando o sangue para os órgãos internos, fazendo com que a pele fique desprotegida. As células cutâneas produzem menos colagénio e substâncias gordurosas, o que faz com que a pele perca o seu poder de hidratação natural. O uso de muita roupa, os banhos quentes, a ingestão de pouca água e agravam o problema. A consequência é a pele seca, irritada, com tendência a escamar.

Deve hidratar adequadamente o corpo, mas principalmente o rosto e as mãos, já que são as partes mais expostas a baixas temperaturas. Não exagere nos banhos de água quente uma vez que prejudicam a epiderme e são maus para a circulação. Recomenda-se que o sabão seja suave, neutro e não agressivo. Não se esqueça dos lábios, que ficam geralmente danificados pelo frio, utilize um protetor labial para mantê-los hidratados.

Tópicos: 
Dicas úteis
Consentimento de cookies