Conselhos para uma boa digestão

A indigestão é um termo que as pessoas utilizam para se referirem a sintomas diferentes.

Refere-se a diversos problemas do tracto gastrointestinal, como a dispepsia, as náuseas e os vómitos, a regurgitação, a sensação de ter um obstáculo na garganta (sensação de «nó») e o mau hálito (halitose). De forma genérica, um desconforto após a refeição que poderá tornar-se em algo mais grave se não for tratado.

A indigestão costuma estar relacionada com o estilo de vida e má alimentação, também o stress, a cafeína, alimentos muito temperados ou especiarias, o tabaco, o álcool, excesso de comida ou alguns alimentos ricos em gordura, que podem desencadear este problema.

Alguns dos tratamentos possíveis para casos mais leves e que não exijam medicação, passam por toma de alguns chás, por exemplo funcho (ou erva-doce), endro, alecrim ou hortelã-pimenta. Estas ervas atuam como curativos naturais e ajudam no desconforto associado à indigestão.

Alguns conselhos úteis para prevenir a indigestão são fazer uma alimentação regrada, com horários, dando preferência aos legumes e frutas e evitando os alimentos processados, o álcool, tabaco e cafeína em excesso. Paralelamente, evite sempre que puder situações de stress, pratique exercício físico, não se sente imediatamente após as refeições e mastigue sempre devagar para facilitar a digestão.

Tópicos: 
Dicas úteis
Consentimento de cookies