Como combater o stress e a ansiedade?

Trabalho, casa, filhos, família, amigos, contas para pagar e ainda arranjar tempo para nós próprios… parece uma missão impossível.

Por mais que evitemos, o stress e a ansiedade estão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia.

Quando vivemos num permanente estado de stress, este pode trazer várias consequências ao nível da nossa saúde e bem-estar. Tome nota destes truques e lide da melhor forma com as exigências do seu dia-a-dia:

Beba menos café
Sabemos que a cafeína ajuda a despertar e que é fundamental para dar aquela energia extra ao longo do dia. No entanto, quando tomada em excesso, a cafeína estimula o sistema nervoso central e, como consequência, aumenta os níveis de stress.

Durma bem
É essencial dormir entre 7 a 8 horas por noite. Dormir pouco provoca uma desregulação a nível hormonal e prejudica a pressão arterial.

Assuma que a perfeição não existe
Tentar fazer tudo certinho, procurar a perfeição em tudo o que faz ou exigir demasiado de si, são algumas das atitudes que fazem disparar os níveis de stress e ansiedade. Tente relativizar e encarar as coisas através de outro prisma. Foque-se naquilo que é realmente essencial, assuma que nem tudo pode ser feito ao mesmo tempo e encare com otimismo as situações adversas.

Pratique desporto
A prática desportiva, mesmo que não seja de forma intensa, contribui para a sensação de bem-estar. Escolha uma modalidade que goste e reserve alguns minutos do seu dia para a sua prática.

Relaxe diariamente
Faça uma pausa no trabalho, dê uma caminhada, dedique algum tempo a uma atividade que gosta. Deste modo irá reduzir os níveis de stress e fortalecer o seu sistema imunitário.

Viva no presente
Concentre-se naquilo que está a acontecer e menos com o que pode vir a acontecer. Preocupar-se com possíveis cenários é muitas vezes uma enorme (e desnecessária) fonte de stress.

Tópicos: 
Dicas úteis